Pensar em sustentabilidade em condomínios residenciais vai muito além da preocupação com o meio ambiente, ou melhor, qualidade de vida no dia a dia. Isso porque, assim como em outras esferas da sociedade, elas costumam ser práticas que oferecem economia. 

Além disso, em um momento onde a discussão na sociedade gira em torno de reduzir gastos e não gerar escassez de recursos para as futuras gerações, é uma alternativa eficaz e simples para se aplicar até mesmo em sua residência. 

Por isso, se você pensa em comprar um imóvel e quer aliar a redução de despesas com práticas de sustentabilidade, a Viva Corp preparou um artigo exclusivo para te orientar. Confira conosco e boa leitura! 

Como ser mais sustentável? 

Conforme o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), em todo o Brasil, são mais de 200 mil condomínios e 68 milhões de pessoas vivendo neles. 

Ou seja, pensar em ideias sustentáveis quando se mora em apartamentos é envolver todos que estão ao seu redor. 

Por isso, a sustentabilidade já se tornou, inclusive, uma das principais tendências do mercado imobiliário. 

E engana-se quem pensa que ideias sustentáveis exigem muito tempo para execução ou mais recursos. Por exemplo, elas podem acontecer em pequenas ações dentro de casa, como: 

  1. Reduzir o tempo de banho; 
  2. Adquirir eletrodomésticos com o selo Procel, que indicam menor consumo de energia; 
  3. Uso de sacolas retornáveis na ida ao supermercado ou feira; 
  4. Reaproveitamento da água da máquina de lavar para limpar o chão; 
  5. Opção por lâmpadas de LED e maior aproveitamento da luz natural, dentre outros. 

A importância da Sustentabilidade em Condomínios Residenciais 

Por sua vez, ideias sustentáveis em condomínios poderão gerar menor impacto ambiental e podem se relacionar aos 3 R’s da sustentabilidade. São eles: 

Reduzir, reutilizar e reciclar.
  • Reduzir: Acontece quando todos do condomínio pensam no consumo e criam práticas de compra apenas a partir da necessidade; 
  • Reutilizar: Está presente no reuso da água para regar hortas, limpar pisos, por exemplo. E também na doação ou troca de itens ou equipamentos que ainda podem ser úteis para outra pessoa, ao invés de uma nova compra ou descarte; 
  • Reciclar: Se relaciona com a separação do lixo de acordo com sua natureza, permitindo o reaproveitamento, por exemplo, de plástico, metal e papel para a fabricação de itens novos (a prática ainda resulta em pequenos ganhos diários). 

Promovendo a Conscientização Ambiental 

Além dos benefícios econômicos e ambientais, investir em práticas sustentáveis em condomínios também pode promover a conscientização ambiental entre os moradores. Ao participarem de iniciativas sustentáveis, como a coleta seletiva de lixo ou a manutenção de uma horta comunitária, os condôminos têm a oportunidade de aprender sobre questões ambientais e se engajar em ações que contribuam para um futuro mais sustentável. 

Essa conscientização pode se estender além dos limites do condomínio, influenciando positivamente o comportamento e os hábitos de consumo de cada indivíduo. Dessa forma, os condomínios não apenas se tornam exemplos de práticas sustentáveis, mas também agentes de mudança em suas comunidades. 

Ideias sustentáveis para condomínio 

Na prática, apostar em ideias sustentáveis oferecerá benefícios a curto e longo prazo. Por isso, vale a pena investir no engajamento dos vizinhos e em uma interação dentro do condomínio que resulte até mesmo em uma maior participação de todos. 

Afinal, a construção civil e o mercado imobiliário como um todo têm sido muito impactados pelas mudanças exigidas pela modernidade. Essas transformações vão além das características superficiais dos imóveis e demandam novos níveis de consciência coletiva. 

Sendo assim, os empreendimentos não são mais construídos apenas para os moradores, mas para a cidade, para a sociedade e para o planeta de maneira geral. 

Veja a seguir o que pode ser feito para gerar economia coletiva dentro do seu condomínio. 

Instalação de painéis solares 

Estudos indicam que investir em energia solar pode produzir entre 50% e 95% de economia na conta de luz por mais de 25 anos. Isso porque o uso do sistema solar fotovoltaico é capaz de aproveitar uma fonte de luz natural para o aquecimento da água em casa. 

Como uma das melhores ideias sustentáveis para condomínios residenciais, a prática pode ser aplicada de forma conjunta, reduzindo inclusive os custos com instalação e manutenção. 

Horta comunitária  

Já pensou em produzir seu próprio alimento, livre de agrotóxicos e fertilizantes nocivos? Pois isso é possível quando há espaço dedicado dentro de um condomínio. 

A alternativa para aqueles que não possuem tempo para cuidar da horta, é organizar um pequeno mutirão onde cada um, de modo alternado, fica responsável pelos cuidados com as hortaliças. 

Além de garantir a qualidade da alimentação, é uma opção que pode até mesmo reduzir o estresse do dia a dia. 

Coleta seletiva de lixo e reciclagem 

Ter locais de armazenamento separados para cada tipo de lixo é essencial para condomínios, uma vez que são várias moradias que realizam o descarte diariamente. 

Contudo, essa é uma das práticas sustentáveis que podem gerar economia rápido. Isso porque é possível entrar em contato com empresas que compram materiais recicláveis. 

E claro, ter uma economia para todos os moradores, por exemplo, abatendo o lucro obtido no valor do condomínio. 

Iluminação com LED e sensores 

Os sensores acionam a energia apenas quando há uma pessoa no ambiente. Por isso, são a melhor escolha para corredores e espaços em um condomínio que são de responsabilidade coletiva. 

Além disso, o uso de lâmpadas econômicas pode reduzir os gastos com iluminação em até 90%. A Direcional realiza a instalação de lâmpadas de LED em suas áreas comuns. 

Sustentabilidade na construção civil 

O cuidado com o meio ambiente deve ser pensado até mesmo no momento de construção de um condomínio. Afinal, todo o processo construtivo pode gerar uma série de impactos ao meio ambiente ao redor. 

É possível ter um convívio sustentável em condomínios?

Sim, é possível investir em ideias sustentáveis dentro de condomínios e, de modo contínuo, a medida será benéfica tanto para moradores quanto para a administração do empreendimento. 

Conclusão

Investir em práticas sustentáveis em condomínios é uma maneira eficaz de promover a conscientização ambiental, reduzir os custos operacionais e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Com pequenas mudanças no dia a dia e investimentos em tecnologias eco-friendly, é possível criar um ambiente mais sustentável e saudável para todos. 

 

Fale com nosso

Tire suas dúvidas